Educação com quantidade e qualidade

Escrito por Redação - Publicado 08.07.2022

Na última terça-feira, dia 5, inauguramos, no Jardim Salgado Filho, a 13ª Escola de Educação Infantil de nossa gestão, com o nome de Francesco Cammilleri. A nova unidade vai atender 209 crianças de 0 a 3 anos de idade. Nos mesmos moldes da escola inaugurada, também entregamos neste ano as escolas Célia Regina da Silva Vanzo, no dia 21 de junho, no Parque São Sebastião; e a Pastora Naildete Barbosa Lins, no Parque Ribeirão Preto. Apenas nestas três unidades serão atendidas 627 crianças de 0 a 3 anos. Zeramos a fila de espera e estamos ampliando o atendimento nesta faixa etária, cuja demanda é significativa.

Muitas outras escolas serão entregues além das 13 já inau­guradas por nós. Estamos investindo mais de R$ 80 milhões na construção de 25 novas unidades, que ficarão prontas até 2024. É o maior investimento já feito na educação de nossa cidade. Deixare­mos para Ribeirão Preto um legado jamais visto, porque também serão escolas em ambientes de altíssima qualidade, unidades que seguem o conceito de escola aberta, sem muro. Todo o planeja­mento leva em conta a qualidade dos imóveis e o conforto que eles devem proporcionar aos alunos, professores e funcionários.

Estamos instalando aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula e renovando os laboratórios de informática, com a aquisição de 2.500 novos computadores. Não esquecemos do meio ambiente. O reverdejamento das unidades escolares têm investimen­to aprovado de R$ 5,4 milhões. São adequações que objetivam não apenas embelezar as escolas, mas fazem parte das ações para mostrar aos alunos e pais a importância da preservação ambiental em nossas vidas. Assim, o ensino é complementado com a conscientização.

Na parte pedagógica, nosso principal trabalho é a recuperação dos alunos pós-pandemia, com a ampliação da carga horária dos estudantes, com a implantação da 6ª aula para o ensino funda­mental, contratação do segundo professor na sala de aula do 1º ao 4º ano e a recuperação paralela no contraturno. Também foi reestruturada a Língua Inglesa, com a implantação de três aulas semanais para os anos iniciais do ensino fundamental e para cinco aulas semanais nos anos finais. Adquirimos novo material didático, assim como disponibilizamos oficinas práticas de leitura e matemática. Ainda seguimos contratando mais professores, comprando novos brinquedos e materiais pedagógicos para a edu­cação infantil e ensino fundamental. É investimento contínuo.

São medidas que reafirmam a nossa maior aposta na educação, porque já está mais que comprovado que onde há mais investimento na educação há melhores profissionais e pessoas aptas ao desenvolvi­mento das mais diferentes funções. Nossa prioridade é elevar sempre a qualidade do ensino, porque pessoas mais preparadas têm mais facilidades para entrar e permanecer no mercado de trabalho, uma vez que estarão aptas a produzir mais e com melhor qualidade.

Se melhoramos a qualidade do ensino e as instalações de nossas unidades escolares, logo oferecemos mais segurança para nossos alunos, professores e servidores da educação.
Chegamos a 111 escolas com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este era um dos principais gargalos de nossos prédios, porque quando assumimos a prefeitura, em 2017, das 108 escolas apenas 3 tinham AVCB. Hoje são 121 e apenas 4 ainda não têm. Nas próximas semanas todas as escolas terão o documento conce­dido quando as instalações oferecem adequados equipamentos de segurança e de proteção contra acidentes pessoais.

Estou convicto que investir na educação é o melhor caminho. E que este nos levará ao melhor futuro. Assim manteremos o olhar sempre atento à melhor eficiência do ensino, sem nos esquecer da quantidade de atendimento necessário, para não deixar ninguém para trás.

Confira outras notícias

Como Ribeirão Preto saiu do caos?
Escrito por Duarte Nogueira - Publicado 04.05.2022
A importância conferida à saúde
Escrito por Duarte Nogueira - Publicado 05.04.2022
Fonte alternativa para o abastecimento de água
Escrito por Duarte Nogueira - Publicado 05.03.2022